O que é a norma GMP?

Boas Práticas de Fabricação, conhecido pela sigla BPF ou GMP, em inglês (Good Manufacturing Practices) é um conjunto de normas importantíssimo no segmento de plásticos. 

Esse conjunto, em síntese, define procedimentos e cuidados fundamentais para evitar qualquer tipo de contaminação na produção de embalagens. E a AB Plast, obviamente, segue rigorosamente essas normas em todo o processo de produção.

O objetivo é claro: assegurar que os produtos são produzidos e controlados de acordo com os padrões apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro sanitário. Esse controle vale desde a avaliação de nossos fornecedores, passando pela entrega em nossos clientes e a consequente distribuição destes produtos.

Todas as normas que fazem parte de BPF foram elaboradas para que o consumidor tenha uma garantia sobre o que está comprando e consumindo.

Ou seja, é nossa responsabilidade garantir produtos de qualidade e que não ofereçam risco a saúde de quem utiliza. Sendo assim, é necessário atender alguns requisitos que devem ser respeitados por quaisquer pessoas para acesso à produção, como por exemplo:

– Unhas curtas, limpas e sem esmalte;
– Sem adornos, tais como anéis, brincos, colares, pulseiras, relógios, entre outros;
– Sem maquiagem;
– Sem barbas e bigode;
– Utilizar touca descartável;
– É proibido fumar, comer, beber, mascar ou manter plantas, alimentos, bebidas e fumo nas áreas produtivas, vestiários ou em quaisquer outras áreas em que
tais ações possam influir adversamente na qualidade do produto;
– Higienizar as mãos antes de acessar as áreas produtivas, após a utilização dos sanitários e sempre que colocar em risco a qualidade e segurança do produto. O uso do álcool gel e/ou spray é posterior à lavação das mãos;
– Todos devem usar uniformes limpos e apropriados para acesso à produção para que seja assegurada a proteção do produto contra contaminação;
– Os calçados devem ser mantidos limpos e em boas condições.

Tais restrições podem parecer excessivas, mas sem esse tipo de controle todo o processo de produção pode ser afetado. Sendo assim, é imprescindível dentro da AB Plast o cumprimento desses requisitos.

Além destas, utilizamos outras práticas para operações, processos, instalações,edificações, máquinas e entre outros, que estão documentados e disponíveis dentro do
Sistema de Gestão da Qualidade AB Plast.

A certificação ISO 22716:2007 comprova e fortalece nosso compromisso em assegurar a qualidade dos produtos de nossos clientes.

Clique aqui e conheça mais sobre a história da AB Plast e sobre nossa qualidade reconhecida em todo o mercado nacional.